Quais são as causas de um ciclo menstrual irregular e como resolver o problema? | Só Delas

4c_1490216047

Ciclos irregulares podem ser bem confusos, mas não precisa se assustar. Há vários motivos pelos quais sua menstruação pode não aparecer no momento correto, como alterações hormonais, síndrome dos ovários policísticos, estresse e mudanças de peso. Então, se você costuma menstruar em uma data diferente a cada mês, ou a intensidade do fluxo vem variando há um tempinho, converse com seu ginecologista. Enquanto isso, confira a entrevista que o Só Delas fez com o especialista Marco Aurélio Pinho de Oliveira para esclarecer algumas dúvidas!

Ter um ciclo menstrual irregular na adolescência é comum

De acordo com o ginecologista, na adolescência, os ciclos irregulares são muito comuns, já que nem toda menina entre 13 e 15 anos tem ovulação nessa idade devido à imaturidade do organismo. Segundo estudos*, ele começa a regularizar nos dois anos seguintes, mas existem casos que levam de 5 a 7 anos após a menarca (primeira menstruação). Se a mulher tiver mais de 18 anos e seu ciclo não tiver um ritmo semelhante todos os meses, essa situação pode dificultar a detecção do período fértil exato e do melhor período para engravidar.

 

Descubra quais são os sinais de um ciclo menstrual irregular e saiba como identificá-los

Segundo Marco Aurélio, o ciclo irregular é aquele que ocorre em intervalos menores que 21 dias ou maiores que 35. Para identificar se esse é o seu caso, comece a observar o dia em que sua menstruação chegou e quanto tempo ela durou. A dica é anotar na agenda durante 3 meses, pelo menos. Depois, é só avaliar se as características mais comuns abaixo aparecem no seu ciclo:

  • O tempo entre períodos começa a mudar, ou seja, o primeiro demora 21 dias para chegar, já nos períodos seguintes esse tempo pode tanto aumentar quanto diminuir;
  • Você está perdendo mais ou menos sangue durante um período do que o habitual;
  • O número de dias da sua menstruação varia, às vezes você menstrua apenas durante 3 dias, outras vezes, 7 dias.

 

Ginecologista explica as causas para o ciclo menstrual ser irregular

As principais causas são os distúrbios endócrinos. Entre estes casos, o médico destacou que o mais frequente é a síndrome de ovários policísticos, condição na qual as mulheres não apresentam ovulação adequada (ciclos anovulatórios). Porém, algumas doenças da tireoide, por exemplo, também acarretam anovulação e podem levar a ciclos irregulares.

Em casos mais emergenciais e com fluxo extremamente intenso, o médico alertou para a importância de observar as variações do ciclo ao longo dos meses e, se houver algo estranho, conversar com um ginecologista: “A irregularidade na menstruação também pode ter causas orgânicas, como a presença de pólipos endometriais e miomas submucosos (dentro do útero)”.

Saiba como resolver o problema do ciclo menstrual irregular

A solução para o ciclo irregular está diretamente relacionada com a causa. “Se o diagnóstico é de distúrbio endócrino, o tratamento pode conter uso de medicações que diminuam os níveis da prolactina ou induzam a ovulação, por exemplo”, explicou o especialista. Já em casos de fatores orgânicos, como pólipos ou miomas, a recomendação médica é que a lesão deve ser removida. Mas pode ficar tranquila, na maioria das vezes é só uma mudança hormonal. Em todo caso, consulte seu ginecologista para tirar qualquer dúvida! 😉

Em todos os casos, não deixe de procurar o seu médico para avaliar seu quadro com carinho e atenção!

* Bouzas I, Braga C, Leão L. Ciclo menstrual na adolescência. Adolesc Saude. 2010;7(3):59-63


 

Conteúdo publicado originalmente em Só Delas